Biografia: Dionalva D. da Costa


               Dionalva Dantas da Costa nasceu na cidade de Caicó no Rio Grande do Norte, situada na Região do Seridó, no ano de 1971. Filha caçula do casal José Dantas da Costa e Sophia Dantas da Nóbrega, com dois irmãos mais velhos: Geraldo Dantas da Costa e Eulália Dantas da Costa, na época moravam na Fazenda Lucas, Município de Serra Negra do Norte-RN, seus pais eram agricultores.
               No ano de 1974, sua família mudou-se para a cidade, onde começaram a trabalhar no comércio com uma Panificadora. Em 1976, seus pais adotaram uma criança pré-matura que hoje é um comerciante muito amado e respeitado por todos, e dez anos depois seus eles adotaram mais uma criança que mora com sua mãe até os dias atuais.
               Aos dez anos de idade já ajudava ao pai na panificadora, e aos quinze gerenciava a rede de comércio da família: panificadora, armazém e supermercado.
               Em 1993, ingressou na universidade Francisco Mascarenhas, na cidade de Patos-PB curso de Letras, contra a sua vontade, pois se identificava mais com cálculos, e queria um curso na área de matemática, concluiu o curso no ano de 1996, na época com 25 anos, mãe de um filho com um ano e solteira.
               Iniciou sua carreira de professora na Escola Professor José Arcanjo no ensino fundamental maior da rede particular no ano de 1997, e neste mesmo ano começou a ensinar na Escola Municipal Arthéphio Bezerra da Cunha, ambas com a disciplina de Língua Portuguesa.
               Prestou Concurso Público para professora de Língua Portuguesa do Município de Serra Negra Do Norte, em 1999, foi aprovada e convocada no mesmo ano, e em 2000 no concurso Público do Estado do RN, este só foi convocada no ano de 2003, para lecionar na cidade de Timbaúba dos Batista, que fica a 32km de sua cidade, em 2004 conseguiu transferência do Estado para trabalhar em sua cidade na Escola Estadual Professor Lemoar Batista de Araújo.
               Fez vários cursos de capacitações na área de Língua Portuguesa, e também um curso básico em Língua Espanhola.
               Atualmente, atua como professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal Arthéphio Bezerra Da Cunha, com 25 aulas por semana no Esino Fundamental maior e na Escola Estadual Professor Leomar Batista de Araújo, com as disciplinas de Língua Portuguesa e Espanhol no Ensino Médio, também somando 25 aulas semanais, está participando de um curso de formação continuada GESTAR II com carga horária de 300h, atuando como professora formadora na área de Língua Portuguesa com três professores cursistas da Escola Municipal Arthéphio Bezerra da Cunha, na cidade de Serra Negra Do Norte – RN.

No response to “Biografia: Dionalva D. da Costa”

Postar um comentário